domingo, 6 de julho de 2014

Há filmes assim: uma pergunta que nos persegue.


Words and pictures.


Que farei da minha vida agora que partiste?

E de que cor serão os teus dias, se não estiver do outro lado de um pincel? Que farei com os meus livros, as tuas imagens, os teus sonhos? Como se reorganiza uma vida que é construída no ir e vir de um e outro sonho? Como se respira com um coração, quando tínhamos dois? Que farei das palavas que me disseste e as belas frases de Jonh Updike que decorámos os dois? Os pássaros como sinais de pontuação nos fios de um poste de eletricidade? Lembraste? Que farás com os quadros que não consegui acabar de pintar? Serás capaz de explicar que se não fosse a arte todos falaríamos uma só língua? Que dirás quando te perguntarem que parti cedo demais? Vais falar-lhes da minha arte? E serás capaz de lhes dizer que nada disso tem sentido, sem as tuas palavras? Nem os teus desafios? Sem esse nosso tão grande amor à vida? Que faremos que quando uma parte de nós deixar de existir? Que faremos sem as palavras? Que será de nós sem o poder das minhas imagens que tu tão bem completas, ou destróis? ( muito  vodka, eu sei!)

Sobreviveremos um sem o outro?

 Quem encontrará as palavras diferentes com muitas sílabas?

Que seremos nós sem a “emoção” das minhas imagens e as palavras que te levaram a gostar do mundo, além de um parágrafo bem alinhado de um verso de Walt Whitam?

Continuarás a gostar da vida com as mesmas cores?

Sobreviveremos um sem o outro?

Já percebeste que o resto é tão pouco importante? A vida, o pão, a atitude e o sexo? Eu sei que comecei por te dizer o contrário!

Continua a amar os teus alunos, porque eu sei que tu és capaz de o fazer muito bem.

Aproveita esses teu dom, é tão raro!

7 comentários:

  1. Vendo o trailer do filme que parece ser mesmo muito bom (gosto muito da JB) Interpreto o texto de uma forma diferente. Posso estar errada mas sinto que há uma grande identificação com a personagem.
    Bonito,, e interessante o teu texto/ quase que como um prefácio. Lindo os pássaros como pontuação. ...

    ResponderEliminar
  2. Vendo o trailer do filme que parece ser mesmo muito bom (gosto muito da JB) Interpreto o texto de uma forma diferente. Posso estar errada mas sinto que há uma grande identificação com a personagem.
    Bonito,, e interessante o teu texto/ quase que como um prefácio. Lindo os pássaros como pontuação. ...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito do filme, acho que é um filme, não só sobre as palavras e as imagens, nem sobre a necessidade da arte na vida -qualquer que ela seja - é muito mais do que isso: é um filme sobre a própria vida, sobre a falta que ela nos faz, é um filme sobre os afectos, sobre as relações humanas, sobre Nós. E, sim, identifico-me muito mais com a personagem feminina, apesar de a personagem masculina ser um professor de lieratura.
    O que será mais importante a imagem, ou a palavra? Sinto que este filme me perseguirá duante muito tempo.Há fimes que nos deixam a transbordar de uma felicidade muito infeliz. Obrigatório ver. Obrigatório sentir.

    ResponderEliminar
  4. Há sim filmes muito marcantes - como livros. E é muito comum identificarmo-nos com personagens ou situações. Afinal, todos estamos cá, vivendo e sentindo. É um casa de 'dejá vue'

    ResponderEliminar
  5. Quando o filme estiver disponível para venda, ofereço-to.
    Um abraço, querida Graça, amiga de tantos e tantos momentos bem passados!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Linda and Keep on
    Continua escrevendo ♡

    ResponderEliminar