terça-feira, 11 de junho de 2013

Parabéns, José.

                                              Parabéns, José
Na véspera, ao jantar comi arroz de polvo, não sou grande apreciadora, mais tarde, tu virias a detestar. Uma vez, dissemos-te, para te convencer a comer, que era arroz de salsichas chinesas e tu respondeste, com uma colher cheia de arroz a olhar para nós inteligente e alegre: “Arroz de salsichas chinesas?! Isto é arroz de polvo, arroz de polvo, mãe”. Tinhas razão. Se não tivesses, comido eu não me importaria, nem teria coragem para te contrariar. Outras dias, houve em que não precisei de te dizer nada. Há dias, em que não preciso de te dizer nada. Nasceste no dia a seguir a eu ter comido o arroz de polvo, foi esse o jantar, mas podia ter sido outro. Era uma quarta-feira. À noite, a Maria Bethânia cantou no Coliseu. Nasceste eram quatro horas da tarde, estava muito calor e a manhã cinzenta coube numa janela do Hospital Santa Maria. Nasceste bem, nasceste como o César e eu não me importei. Nasceste rosado, perfeito, careca. Choraste no momento exato. Vieste para o meu peito e, quando olhei para ti, chorei. Não chorei muito, não queria que me conhecesses a chorar. Nasceste bem. Poderias ter ido para a capa da Pais e Filhos, mas eu não deixei: queria-te só para mim. “Parece-se com o Menino Jesus”, disse várias vezes a tua avó. “Esta minhoca é minha, e já não é minhoca, “ dizia a médica que nos apresentou um ao outro. Passeaste ao seu colo enquanto as minhas pernas acordavam. Andaste de elevador, foste apresentado aos teus avós e estiveste muito tranquilo em todos os abraços que te quiseram agarrar. “Este é o menino mais bonito do hospital. É o bebé do dia e hoje nasceram muitos”. Eu tinha trinta e oito anos e estava apavorada, e agora Zé? E agora José? E tudo foi tão fácil, comias (pouco, é verdade, mas só nos primeiros dias) e dormias. Dormias. Gostas de dormir. Não gostavas de chorar e quando começaste a ver o mundo já tinhas a cabeça muito firme e segura. Riste muito cedo. Tudo te fazia rir e rias para todas as pessoas que falavam contigo. E eram muitas. Eras muito bonito. Ainda és. Quando deste os primeiros passos, eu estava ao teu lado e tu querias água. Rua e mãe foram as tuas primeiras palavras. Gostavas de passear e a rua era um sítio de cores e perguntas. Éramos felizes. Nasceste feliz. Ainda hoje, quando estou muito cansada e oiço o mundo que não imaginei para ti, penso nas tuas gargalhadas, amo-te um bocadinho mais e fico em paz. Momentos de muita paz. Trouxeste este amor sem tamanho. Nasceste bem. Nasceste feliz e cresceste muito depressa. Gostaste da escola do recreio e de ter amigos. Fazes amigos, assim como ris, com o coração, com os olhos. Gostas de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. E, se não fosse a barba que já não te dá sossego, ainda construirias muitos castelos e exércitos de Lego. És generoso. Mas como hoje fazes dezasseis anos nem vou dizer da tua teimosia, nem da tua vaidade. (“ Como é possível os meus colegas nunca terem ouvido falar de Picasso?”). O tempo para ti cabe numa hora, num minuto, num segundo, tens a tua medida e o teu relógio. Às vezes, penso que as tuas horas têm mais minutos do que as minhas. Um dia disseram-me que o ruído não te incomoda e a que a estupidez é, para ti, o pior mal da humanidade. “Sem dramas”, concluíram. Concordei. Concordo. Por cima do teu sorriso benevolente, aceitarias - imperturbável - uma chuva de meteoritos ou um avião de papel a voar à tua volta. Tens dentro de ti uma força que eu não conheço. E és gentil. Gostas de pensar: “Pode sentir-se para dentro?” perguntaste, uma vez, à beira mar.” Sim, pode-se, Claro!” Respondi. “AH! Então está bem!”. Talvez, nesse momento, tenhas decidido como deverias olhar para o mundo, para a vida, para as pessoas, para as coisas.” Olha, meu anjo bom, eu ainda não sei!”. Hoje, fazes dezasseis anos e eu estou, outra vez, apavorada: e agora, meu anjo bom, que vida será a tua? Que mundo será o teu? Nem tu, nem eu sabemos. Mas com a tua coragem e amor à vida, continuarás a rir (também de ti próprio) e construirás os teus castelos, amarás as tuas rosas e farás do mundo um lugar mais saboroso. Leva o tempo que quiseres – ainda tens muito para gastar. Parabéns, José e obrigada pelo “Gosto muito de ti, mãe”, todas as noites. Nunca te esqueces. Obrigada, José por todas as vezes que me dizes “Calma, mãe. Tem calma”.

Tens razão, meu anjo bom, o importante é estarmos aqui e gostarmos tanto um do outro.

(Quando tudo corre bem e estamos mais felizes, trato os meus filhos por “anjo bom”, eles nunca se importaram, gostam e eu também)

 Parabéns, José

Sem comentários:

Enviar um comentário